Em outubro, homenageamos esse profissional fundamental, mas nem sempre valorizado.
Toda profissão tem grandes mestres que nos ensinam e inspiram, e que fazem do conhecimento uma experiência a ser compartilhada. Celebramos, hoje, 15 de outubro, o Dia da Professora e do Professor, data para lembrarmos da importância de quem contribui para nosso desenvolvimento pessoal e enriquece debates de interesse de toda a sociedade.
Origem
Você sabe a origem dessa comemoração? Para encontrar a resposta, é necessário voltar ao Brasil Imperial, mais precisamente a 15 de outubro de 1827, dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila.
Pedro I, imperador do Brasil, assinou naquele dia um decreto instituindo o Ensino Elementar no Brasil. O texto abordou temas como descentralização do ensino, remuneração dos professores, matérias a serem lecionadas e processo seletivo dos educadores.
Mais tarde, em 1963, por meio do Decreto Federal nº 52.682, instituiu-se essa data para comemorar o Dia do Professor, estabelecendo seu art. 3º o seguinte:
“Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.
Sem o professorado não há advocacia
Partindo da premissa de que “sem advocacia não há justiça”, podemos completar afirmando que sem professores não há advocacia. A educação – em seus diferentes ciclos – estrutura o desenvolvimento humano e social, preparando tanto cidadãs e cidadãos quanto advogadas e advogados para perseguirem a justiça em suas relações.
AASP – Pilar Educacional
A AASP contribui para o ensino jurídico e a atualização profissional de advogadas, advogados, bacharéis e estudantes ao proporcionar estrutura física e digital adequada para ampliar a oferta de cursos e eventos.
Em nosso site, você encontra diversos meios de atualização, com inspiradores nomes do cenário jurídico.
Fonte: Núcleo de Comunicação AASP, www2.camara.leg.br/ e Boletim AASP.