Promovida pela OAB Santo Amaro, a palestra tratou das violências sofridas pela população negra e LGBTQIAP+, conscientizando os participantes sobre as necessidades de políticas afirmativas.
A AASP – Associação dos Advogados participou da palestra “Combate à discriminação sob a ótica da interseccionalidade étnico-racial e LGBTQIAP+”, ministrada por Ana Claudia Silva e Paula Beatriz de Souza Cruz, na noite de quarta-feira (10/5), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Santo Amaro (OAB-Santo Amaro). As palestrantes trouxeram suas histórias de vida e vivências profissionais para alertar sobre as violências sofridas pela população negra e LGBTQIAP+, alertando para a necessidade de políticas públicas reparadoras e inclusivas de grupos vulnerabilizados.
Representando a Associação, o Presidente, Eduardo Foz Mange, ressaltou a importância desse evento, lembrando o compromisso da AASP com os pilares de diversidade racial e de gênero. “Alteramos nosso Estatuto Social para que seja obrigatória a inscrição de, no mínimo, uma pessoa negra e três mulheres nas chapas que concorrem à eleição do Conselho Diretor. A paridade de gênero já é uma realidade na nossa Diretoria e, em breve, alcançaremos, também a igualdade étnico-racial”, afirma Mange.
A palestra foi organizada pelas Comissões de Igualdade Racial e Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Santo Amaro, e contou com a presença de Viviane Scrivani, Diretora Secretária-Geral Adjunta da OAB Santo Amaro; Ivone Amâncio Vieira, Presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero; Ricardo Brito, Presidente da Comissão de Igualdade Racial; Ivan Luciano Matos, Presidente da Comissão sobre a Verdade da Escravidão no Brasil; Sandra Regina Espírito Santo Monção, membro das Comissões da Mulher, de Igualdade Racial e de Diversidade Sexual e de Gênero.
Também prestigiaram o evento: Estevão Silva, Presidente da Associação Nacional da Advocacia Negra (Anan); Nelci Rodrigues, Conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo (OAB-SP); Juliana Alves de Oliveira, Presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de São Bernardo do Campo (OAB-SBC); Felipe da Silva Melo Silva, Presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Diadema (OAB-Diadema); Marcelo Gallego, Presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Jabaquara (OAB-Jabaquara); e Alexandre Lima Passarello, Diretor Comercial da Inclusiva Corretora de Seguros.
AASP
Fundada há 80 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.