Seminário internacional promovido pelo STF discute segurança cibernética na Justiça

  • Categoria do post:STJ

O Seminário Internacional de Segurança Cibernética nas Cortes Superiores, promovido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi aberto na noite desta quinta-feira (24) com uma palestra do diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da União Europeia, João Fernandes.

Realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, o evento tem o objetivo de promover o intercâmbio de boas práticas e recomendações de segurança cibernética seguidas por órgãos de cúpula do judiciário internacional. A cerimônia de abertura do seminário foi conduzida pela presidente do STF, ministra Rosa Weber.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) esteve presente no evento, representado pela presidente da corte, ministra Maria Thereza de Assis Moura. Em seu pronunciamento, a ministra mencionou providências recentes adotadas no tribunal para reforçar a segurança cibernética, como a ampliação de pessoal e recursos materiais e tecnológicos dedicados a essa área, além de investimentos na qualificação de profissionais e campanha de conscientização dirigida a magistrados, servidores e colaboradores em favor de um ambiente digital mais seguro.

"Acreditamos que todos esses investimentos e iniciativas se justificam e devem ser perenes, na medida em que a segurança da informação no âmbito do Judiciário transcende em muito a mera proteção de dados, pois tem potencial para abalar a confiança da sociedade no próprio sistema judicial", afirmou.

O seminário prossegue nesta sexta-feira (25), com painéis sobre "Gestão em Segurança da Informação", "Ataques Cibernéticos" e "Inovação com Academia e Iniciativa Privada". Confira a programação completa.

Com informações do STF.

Compartilhe