Dica Cultural AASP para o mês de setembro

  • Categoria do post:AASP

A prática da advocacia exige conhecimento de vasto repertório não somente jurídico, mas também cultural.

­

­Pensando em auxiliar você a expandir saberes, a equipe da Editora AASP selecionou livros imperdíveis e uma série incrível para o editorial de setembro da Dica Cultural AASP.

­­­­

Confira a seguir:

Mulheres, Direito e protagonismo cultural

(Almedina, 2022)

­

Escrito por Advogadas, Procuradoras da Justiça, Jornalistas e Professoras, o livro oferece subsídios para a proteção e promoção dos direitos culturais sob a perspectiva de gênero. A obra coletiva é coordenada pela Mestra em Direito Constitucional e Presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais, Cecília Nunes Rabelo; pela Procuradora do Estado de São Paulo Flávia Piovesan; pela Bacharela em Direito Vivian Barbour; e pela Juíza de Enlace para a Convenção de Haia de 1980, Inês Virgínia Soares. São textos de 48 especialistas que fomentam uma discussão jurídica mais aberta e sensível à equidade entre homens e mulheres na efetividade dos direitos e liberdades culturais e na proteção do patrimônio cultural material e imaterial brasileiro.

­

Novas perspectivas do Direito Antidiscriminatório – Advocacia racial

(JusPodivm, 2023)

­

Em 2019, a Educafro ofereceu a primeira edição do curso de Especialização em Advocacia Racial, que tem como principal objetivo capacitar de forma técnica profissionais do Direito para atuar em situações que envolvam a temática racial.

­

A formação foi inspirada pelo filme Marshall: igualdade e justiça, que narra um dos primeiros casos de Thurgood Marshall, primeiro integrante negro da Suprema Corte dos Estados Unidos. A partir do filme, ficou destacada a necessidade de uma imersão na área para atuação de profissionais de forma adequada.

­

“É preciso revisitar e discutir as instituições e políticas públicas sob o ponto de vista da temática racial. Para tanto, é preciso produzir conteúdo propositivo a fim de dar subsídios para que os novos desenhos não persistam na exclusão da população negra brasileira”, explica Irapuã Santana, um dos coordenadores da coletânea. Junto com Caroline Ramos, eles selecionaram os artigos, frutos dos debates dos alunos e alunas das duas primeiras edições do curso, que enxergaram nesse projeto a oportunidade de se empoderar e gerar uma reação em cadeia de insubordinação positiva contra o status quo.

­

Uma advogada extraordinária

(Netflix, 2022)

­

Woo Young Woo (Park Eun Bin) é uma advogada de 27 anos com espectro autista. Criada pelo seu pai solo, ela tinha apenas uma amiga na escola que a protegia de colegas que praticavam bullying. Na vida adulta, Young Woo tornou-se uma profissional excelente. Tendo um QI altíssimo (de 164), ela se formou como a melhor estudante da turma na prestigiada Universidade Nacional de Seoul. Graças à sua inteligência e memória fotográfica, ela conseguiu um trabalho em um grande escritório de advocacia, envolvendo-se com casos criminais incomuns e complexos.

­­

Guia prático da nova Lei de Licitações e Contratos

(Memória Forense, 2023)

­

Terminou em abril o período de transição para a nova Lei de Licitações. A partir de então, estão revogadas as disposições anteriores. E além de alterar significativamente o funcionamento das contratações públicas, a Lei nº 14.133/2021 influencia também a vida dos concurseiros, uma vez que essa nova legislação será objeto de cobrança nos próximos concursos públicos. Pensando nos estudantes, Alexandre Nunes de Moraes elaborou um livro com questões e respostas.

­

Perícias médicas previdenciárias

(Imperium, 2022)

­

Por meio de 75 laudos periciais que englobam uma variada relação de doenças que estão presentes nos pedidos de aposentadoria por invalidez, Peterson de Souza busca fornecer subsídios para instruções processuais. A pesquisa se concentrou nas perícias analisadas na Justiça Federal de primeiro grau em São Paulo, mais precisamente no Juizado Especial Federal Cível de Campinas, que poderão ser utilizadas como paradigmas em situações semelhantes ou idênticas.

Compartilhe