Sob o enfoque das lentes de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários, a exposição fotográfica Cidadania em Concreto – O tribunal sob o olhar de quem o faz foi inaugurada na noite desta terça-feira (23) no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A iniciativa faz parte das comemorações dos 35 anos da corte e conta, não por acaso, com 35 fotos escolhidas em um concurso. Elas revelam detalhes dos espaços físicos do tribunal, com destaque para as formas projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
O evento foi marcado pelo anúncio do resultado da votação que elegeu as cinco fotos preferidas do público. Seus autores receberam certificados e prêmios em dinheiro – graças ao apoio do Sindicato dos Servidores do Judiciário e do Ministério Público (Sindjus) do Distrito Federal.
Na abertura da exposição, o ministro Sebastião Reis Junior, que fez parte da comissão julgadora e também se dedica à fotografia, parabenizou os autores das fotos selecionadas. Ao lado da presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, e do ministro Marco Aurélio Bellizze, ele afirmou que a fotografia tem o poder de provocar debates na sociedade, além de criar imagens definitivas sobre fatos marcantes da humanidade.
"A seleção foi um processo trabalhoso, o que mostra a qualidade das fotografias aqui apresentadas. Os registros mostram não apenas a beleza do prédio do STJ, por ângulos que eu nunca imaginei que existissem, mas também a humanidade do tribunal", declarou o ministro.
Um ambiente futurista que instiga a imaginação
As fotos vencedoras foram escolhidas após três etapas de seleção, incluindo uma votação com a participação do público em geral.
O primeiro colocado foi Max Rocha, colaborador da Secretaria de Comunicação Social (SCO). Ele se disse surpreso com o resultado e afirmou que admirava a arquitetura do tribunal antes mesmo de trabalhar nele. "É um ambiente futurista, que sempre despertou meu imaginário. Fico muito feliz por trabalhar em um lugar que abre espaço para a criatividade", ressaltou.
Rodrigo Figueira Nardotto é agente da polícia judicial durante o horário comercial, mas se considera um multiartista em tempo integral e aplicou seus conhecimentos em artes plásticas para fazer o clique que lhe rendeu o segundo lugar no concurso. "Com essa iniciativa, o STJ consolida o entendimento de que servidores e colaboradores podem explorar suas múltiplas potencialidades dentro e fora do horário de trabalho", declarou.
Tribunal desperta reflexões e é fonte de contemplação
Terceira colocada, a colaboradora da Coordenadoria de TV e Rádio Janaína Figueiredo acredita que produzir fotos bonitas é relativamente fácil quando o tema é o STJ. Filha de fotógrafo, ela aprendeu desde cedo a treinar o olhar para registrar momentos e detalhes. "Passo parte dos meus intervalos contemplando o tribunal. Sou apaixonada pelo STJ", disse.
Em quarto lugar, Patrícia Aires, colaboradora terceirizada da Coordenadoria de Atendimento e Protocolo Judicial, enviou cerca de 20 fotos para o concurso. Ela se diz encantada pela beleza dos jardins e da arquitetura da sede do tribunal. "Estou muito orgulhosa por ter sido premiada", afirmou.
Pedro Bamberg, que ficou em quinto lugar, é colaborador da Seção de Segurança Corporativa do STJ e trabalha no tribunal há 21 anos. Ao longo desse período, fez muitos registros dos ambientes físicos da corte. Para o concurso, escolheu uma foto da Praça do Anjo, localizada perto de uma das entradas do STJ. "Nas circunstâncias daquele dia e momento, enxerguei o anjo como um símbolo de fé na justiça", refletiu.
Veja no Flickr do STJ as 35 fotos selecionadas para a exposição.
Como as fotos foram escolhidas
O concurso foi realizado entre 1º de dezembro de 2023 e 23 de fevereiro de 2024. Das 286 fotos inscritas, 35 foram selecionadas por uma comissão da qual fizeram parte, além do ministro Sebastião Reis Junior, o secretário-geral da Presidência, Carl Smith; o servidor da SCO Daniel Monteiro Ferreira dos Santos; e o fotógrafo Gustavo Lima, do estúdio fotográfico da SCO.
Após essa primeira etapa, uma votação realizada de 25 de março a 12 abril elegeu as cinco fotos preferidas do público interno. A terceira e última etapa do concurso, que ocorreu nos dias 1º e 2 de abril, contou com a participação do público externo, que, por meio do perfil oficial do STJ no Instagram, elegeu uma foto para representar a exposição e compor suas peças de divulgação.
A exposição Cidadania em Concreto – O tribunal sob o olhar de quem o faz acontece no túnel que conecta os prédios Ministros I e Ministros II, na sede do tribunal, e poderá ser vista até 24 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Ainda é possível apreciar as fotografias em um totem localizado na exposição e na TV que fica na Praça do Servidor.