Um fruto contaminado e uma prova obtida de forma ilícita. O que essas duas coisas têm em comum? Assim como uma árvore contaminada daria frutos contaminados, as provas decorrentes de uma prova ilícita devem ser consideradas igualmente ilícitas.
A série Frutos proibidos: desvendando a árvore envenenada, do podcast Contando Causas, produzido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), explica a teoria dos frutos da árvore envenenada e conta como ela influencia o sistema legal e a Justiça.
Dividida em dois episódios, a série conta, de forma divertida, que essa teoria surgiu com o objetivo de guiar as ações da Justiça e garantir direitos fundamentais. Tudo com exemplos e casos reais julgados pelo Tribunal da Cidadania. É uma jornada na floresta imaginária para analisar e discutir as ramificações dessa metáfora.
O podcast
A cada episódio, um jornalista da Coordenadoria de TV e Rádio do STJ explica decisões do tribunal sobre temas relevantes para a sociedade, em áreas como direito do consumidor, meio ambiente, saúde, família e várias outras. O podcast tem entrevistas com especialistas e depoimentos de pessoas envolvidas nos casos comentados.
O objetivo é aproximar o público de temas que são julgados diariamente no STJ, apresentando o entendimento do tribunal de maneira leve e fácil de compreender.
O podcast Contando Causas é uma iniciativa da Secretaria de Comunicação Social do STJ e está disponível nas principais plataformas de áudio.
Os episódios da série Frutos proibidos: desvendando a árvore envenenada estreiam nesta terça-feira (11). Ouça no Spotify e não deixe de se inscrever para receber novos episódios.