\r\n \r\n
A Secretaria de Comunicação Social do Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou a sétima edição da revista digital Panorama STJ, com as reportagens especiais publicadas em 2021. Para acessá-la ou baixar o arquivo em PDF, basta seguir Comunicação > Panorama STJ, no menu superior do site (ou clique na imagem ao lado).
Ao todo, o leitor vai encontrar 27 matérias produzidas em 2021, com temas relacionados aos mais diversos ramos do direito e problemas sociais, como superendividamento dos consumidores, penhorabilidade de remunerações e aspectos legais do distanciamento social durante a pandemia da Covid-19.
A jurisprudência relacionada a concursos públicos aparece em textos sobre preterição de candidatos e investigação social. Já no campo penal, foram publicadas matérias sobre a interpretação do Pacote Anticrime, a situação dos presos na pandemia, a revisão criminal, as diligências policiais e os 15 anos da Lei Maria da Penha.
Na área da saúde, as reportagens abordaram os direitos dos portadores de HIV, a permanência em planos de saúde por demitidos e aposentados, e a isenção tributária para portadores de doenças graves – uma das mais lidas do portal do STJ.
Grande alcance do conteúdo das matérias especiais
A jornalista Sheila Messerschmidt, responsável pela organização dos conteúdos para publicação na \r\n Panorama STJ, destacou que as matérias especiais têm um alcance sem limite. "Temos visto reportagens a respeito da jurisprudência do STJ sobre os mais variados temas, mesmo publicadas há mais de três anos, entre as mais lidas do portal. Isso mostra o quanto esse trabalho de pesquisa e compilação de decisões pode auxiliar quem precisa conhecer os precedentes do tribunal", disse.
Publicadas aos domingos, as reportagens especiais passaram a ser produzidas em 2008, com a proposta de condensar em textos jornalísticos a jurisprudência da corte sobre temas específicos.
Cada reportagem traz julgados mais representativos do tribunal sobre determinado tema, em uma linguagem que concilia simplicidade e exatidão. Ao acessar a Panorama STJ, tanto os operadores do direito quanto os leitores não especializados podem se informar sobre os principais entendimentos da corte acerca daquele assunto e acompanhar a evolução de suas posições jurisprudenciais.