Ministra Nancy Andrighi exalta preparo dos novos dirigentes para tempos de constante mutação

  • Categoria do post:STJ

Durante a posse do ministro Herman Benjamin e do ministro Luis Felipe Salomão nos cargos de presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em cerimônia realizada nesta quinta-feira (22), a ministra Nancy Andrighi enalteceu as qualidades dos novos dirigentes da corte.

Em nome dos membros do tribunal, a ministra destacou a "extraordinária adequação" dos dois magistrados para enfrentar as novas responsabilidades.

"Estamos diante de dois magistrados gigantes. Gigantes na defesa e no aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, o que, além de nos encher de orgulho, renova as esperanças de uma administração muito profícua", declarou.​​​​​​​​​

Segundo a ministra Nancy Andrighi, a nova gestão assume em um momento marcado pela quase total virtualização dos julgamentos e pela ampliação do uso da inteligência artificial. 

Ao falar sobre o ministro Herman Benjamin, Andrighi ressaltou as atitudes idealistas, modernas, pragmáticas e operosas do novo presidente.

"A partir de hoje, o STJ será conduzido por um presidente alinhado com a sustentabilidade e adequado à pós-modernidade. O ministro Herman é um dos mais respeitados estudiosos do direito ambiental do mundo, trazendo consigo toda a qualificação necessária para cuidar dos quatro grandes temas que preocupam a humanidade: a água, a energia, a alimentação e o meio ambiente", afirmou.

Um magistrado dinâmico para conduzir o STJ na pós-modernidade

Nancy Andrighi falou sobre o desafio dos novos dirigentes em conduzir o STJ em um contexto de rápida evolução tecnológica. Segundo a ministra, dirigir na pós-modernidade requer uma postura diferenciada, pois é necessário resolver os conflitos de forma a garantir a adequação dos conceitos e institutos jurídicos e, principalmente, as exigências do novo tempo em constante e acelerada mutação.

Segundo ela, o dinamismo de Herman Benjamin é essencial para guiar o STJ nesse momento de grandes mudanças e desafios: "Além da jurisdição, que exerce com muita dedicação, o ministro Herman está sempre cumprindo atividades paralelas, como a defesa do consumidor, do meio ambiente, dos povos indígenas e dos direitos sociais coletivos".

A ministra também comentou que os novos dirigentes assumem o comando do STJ num momento muito significativo para a existência da corte, com a quase total virtualização dos julgamentos e a ampliação do uso da inteligência artificial na prestação jurisdicional.

"Tenho certeza, ministro Herman, que Vossa Excelência, com a inteligência humanista que lhe é peculiar, saberá impor os limites éticos imprescindíveis e fará uma transição equilibrada, adequando essas importantes ferramentas ao seu papel genuíno, que é auxiliar na pesquisa e aumentar a velocidade e a produtividade", disse.

Nancy Andrighi enalteceu ainda o domínio jurídico do novo vice-presidente, ao mencionar suas contribuições para a doutrina e para o aperfeiçoamento da magistratura. "É um juiz do novo tempo. O ministro Salomão agregará ao trabalho de direção do tribunal com a prudência e a praticidade que lhe são características", afirmou. 

Compartilhe