AASP marca presença em solenidade de entrega do prêmio Ruth de Souza

  • Categoria do post:AASP

Cerimônia em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha homenageia mulheres com notáveis feitos na promoção da igualdade racial e enfrentamento ao racismo.

­

Ocorrida em 29/7 (sábado) no Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, a cerimônia teve como objetivo a entrega do troféu Ruth de Souza a dez mulheres que se destacaram na promoção de igualdade racial e no enfrentamento ao racismo durante o ano de 2023.

­

A solenidade contou com a presença de importantes nomes do cenário, tais como Ana Carolina Lourenço dos Santos das Dores (Conselheira Secional e Vice-Presidente da Comissão Permanente das Mulheres Advogadas da OAB), Robson Ferreira (Coordenador Estadual de Políticas para População Negra), Gil Marcos (Presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra), Cida Costa (Vice-Presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra), Raul Christiano Sanchez (Secretário Executivo da Justiça e Cidadania), dentre outros, tendo a AASP – Associação dos Advogados a Dra. Patrícia Souza Anastácio (Conselheira Suplente) como representante.

­

O evento teve início com uma saudação coletiva dos presentes ao Hino Nacional Brasileiro e, na sequência, ao Hino à Negritude, de Eduardo de Oliveira. Logo em seguida, após os cumprimentos iniciais, foram ressaltadas a importância da data comemorativa bem como a valia que Ruth de Souza teve na busca por igualdade no campo racial dentro da dramaturgia. Nascida em 12 de maio de 1921, a atriz teve seu interesse pelas artes cênicas despertado quando ainda menina, enquanto assistia a récitas no Teatro Municipal. Inicia os estudos teatrais até que consegue seu primeiro papel em “O imperador Jones”, peça de 1945 escrita por Eugene O’Neill. Desde então, teve seu talento reconhecido em diversos trabalhos, sendo considerada pioneira na área e a primeira mulher negra a conquistar projeção na dramaturgia brasileira. Faleceu em 28 de julho de 2019, aos 98 anos de idade.

­

“Essa semana é muito importante para nós, comemorar o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha em um país racista, que ainda não reconhece os direitos das mulheres pretas”, afirma Dra. Patrícia Souza Anastácio, complementando que “participar da cerimônia em homenagem a Ruth de Souza, considerada uma das grandes damas da dramaturgia nacional, sendo ainda a primeira grande referência para artistas negros na televisão por seus notáveis papéis, é a indicação de uma nova era dentro de nossa instituição”. Após receberem os troféus, as homenageadas agradeceram e destacaram a força do reconhecimento como incentivo à luta pela igualdade racial.

­­

­

AASP

Fundada há 80 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.

Compartilhe