Cerimônia aconteceu na sede do tribunal bandeirante e contou com a presença de autoridades e familiares dos empossados.
Representada pelo Presidente Eduardo Foz Mange, a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) prestigiou a posse dos novos desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) Maria Lia Pinto Porto Corona e Luís Henrique Barbante Franzé. O evento aconteceu na tarde da última sexta-feira (17/3) no Salão do Júri, localizado no Palácio da Justiça – sede do tribunal – e contou com a presença de diversas autoridades e familiares dos empossados.
Para saudar os desembargadores escolhidos pelo critério do Quinto Constitucional – na classe advogado –, o Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo (OAB-SP) e ex-Presidente da AASP, Leonardo Sica, discursou em nome de toda a advocacia paulista. “Cerimônias como essa são importantes para reafirmar as afinidades entre a advocacia e o tribunal. Tenho certeza que vossas excelências honrarão a toga, da mesma forma como honraram a beca”, afirma Sica.
Reforçando seu amplo relacionamento institucional com a corte bandeirante, a Associação deseja uma profícua carreira aos magistrados empossados em segundo grau.
Sobre os novos desembargadores
Maria Lia Pinto Porto Corona graduou-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, turma de 1989, e possui especialização lato sensu pela Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo. Chegou à Procuradoria-Geral do Estado em 1993, onde atuou como Procuradora no Contencioso Tributário Fiscal (1993-2010), Chefe da Procuradoria Fiscal do Estado (2011-2015), Subprocuradora-geral do Estado (2015-2018), Procuradora-chefe da Procuradoria da Dívida Ativa do Estado (2018) e Procuradora-geral do Estado (2019-2022).
Luís Henrique Barbante Franzé graduou-se pela Faculdade de Direito de Bauru -– Instituição Toledo de Ensino, turma de 1990, com pós-doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Advogado desde 1992, integrou a Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito da OAB-SP e foi Relator da 10ª Turma do Tribunal de Ética da OAB-SP (2014-2020). Tem experiência como docente em programas de mestrado, pós-graduação e graduação.