Com um acervo de mais de 180 mil documentos e cerca de 100 mil acessos mensais, a Biblioteca Digital Jurídica do STJ (BDJur) foi atualizada. A plataforma passa a contar com uma interface que facilita a navegação e torna a pesquisa e o acesso aos documentos mais rápidos e eficientes para os usuários.
O novo design – compatível com dispositivos móveis –, oferece recursos de acessibilidade, como opções de alto contraste e ajuste de tamanho de fonte, proporcionando uma experiência mais inclusiva. Além disso, a apresentação dos conteúdos foi aprimorada, garantindo uma organização mais clara e intuitiva, o que eleva a qualidade da experiência de navegação e facilita o acesso às informações jurídicas.
Outra novidade é a reorganização dos filtros dinâmicos, tornando a busca mais fácil e a localização de itens mais precisa e eficiente. O formulário de pesquisa também foi simplificado, permitindo que os usuários recuperem conteúdo com mais agilidade.
A atualização trouxe melhorias significativas na segurança da plataforma. Alinhado às melhores práticas de segurança da informação, o repositório agora conta com sistemas mais estáveis e uma proteção aprimorada contra ameaças cibernéticas. Além disso, a nova versão da BDJur será gerida pela oitava versão do software DSpace, lançada em 2024, posicionando o STJ como uma das primeiras instituições no mundo a implementar essa versão em seu repositório digital.
Conteúdos estão agrupados em três coleções
Na nova BDJur, os conteúdos foram organizados em três coleções principais. Na coleção Atos Administrativos, estão reunidos os atos do STJ publicados no Boletim de Serviço, no Diário da Justiça Eletrônico e no Diário Oficial da União, além dos atos da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
A segunda coleção, denominada Doutrina, inclui livros, artigos, produções bibliográficas de ministros e servidores, bem como outros materiais doutrinários. Por fim, o Repositório Institucional do STJ concentra publicações institucionais do tribunal, materiais de ações de capacitação da corte e outros documentos produzidos pelas diferentes unidades do STJ.
Clique aqui e acesse a nova BDJur.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (61) 3319-9390/9880 ou pelo email [email protected].