Lançado em novembro de 2022 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o canal oficial no aplicativo de mensagens Telegram já conta com mais de 18 mil inscritos interessados na divulgação dos entendimentos jurídicos do tribunal. Para ter acesso às publicações, basta clicar no link e escolher a opção assinar o canal.
A ideia principal do uso da ferramenta é oferecer mais um meio de divulgação de informações sobre assuntos de grande repercussão, por meio de produtos como Pesquisa Pronta, Jurisprudência em Teses e Informativo de Jurisprudência. O canal do STJ também é utilizado para divulgar as novidades na área de precedentes qualificados – como os recursos repetitivos – e assuntos de interesse geral, a exemplo de mudanças no horário de atendimento e de outras notícias relevantes.
Os produtos da Secretaria de Jurisprudência têm periodicidade fixa: a Pesquisa Pronta e o Informativo de Jurisprudência são divulgados semanalmente; o Jurisprudência em Teses tem divulgação quinzenal; já o Repetitivos e IACs Anotados, bem como o Súmulas Anotadas, são disponibilizados conforme a publicação dos acórdãos.
Somente publicações oficiais
Em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), os inscritos no canal não têm acesso aos nomes ou telefones dos demais, pois não se trata de um grupo ou de uma lista de transmissão. As publicações são feitas somente pela Secretaria de Comunicação Social do STJ, sem interação entre os participantes, e o anonimato é garantido pela plataforma.