Para celebrar o Mês da Consciência Negra, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) participa da 1ª Jornada Justiça e Equidade Racial: resgatando raízes, transformando o futuro. O evento ocorrerá entre os dias 13 e 28 deste mês, com uma série de palestras, debates e ações em prol da equidade racial. A jornada conta com a participação do Supremo Tribunal Federal (STF), de todos os tribunais superiores, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF).
No STJ, na manhã do dia 14, haverá o Seminário Justiça e Equidade Racial: resgatando raízes, transformando o futuro, com três painéis: "Questão racial: percursos históricos", "O Poder Judiciário e a tutela da equidade racial" e "Equidade racial: ações transformativas". Entre as autoridades com participação confirmada estão o vice-presidente do STJ, ministro Og Fernandes; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa; e os ministros do STF Edson Fachin e Ricardo Lewandowski (aposentado) e do STJ Sebastião Reis Junior.
O seminário na sede do STJ é aberto ao público, gratuito, e será transmitido pelo canal do tribunal no YouTube. O público em geral pode se inscrever por meio de formulário eletrônico, conforme a modalidade de participação, presencial ou virtual. Haverá emissão de certificados para quem participar nas duas modalidades. Para os servidores da corte, as inscrições devem ser feitas no Portal do Servidor na intranet.
Outras informações podem ser obtidas na página da 1ª Jornada Justiça e Equidade Racial.