Especialistas debatem sobre os desafios da prova em vídeo, simulações em 3D e utilização de provas na Arbitragem
O terceiro painel do segundo dia da 15ª edição do Encontro Anual AASP abordou o tema “Direito Probatório e tecnologia” com a mediação do Diretor da AASP Antonio Carlos de Oliveira Freitas e palestras de Clarissa Diniz Guedes, Silvia Rodrigues Pachikoski e Vitor de Paula Ramos.
Clarissa Diniz Guedes falou sobre os desafios da Prova em vídeo. “Será o que o vídeo tem o mesmo impacto do que um documento? Será que nós profissionais do Direito estamos prontos para interpretar as informações do vídeo assim como estamos para os arquivos em texto? ”, questionou sobre esse elemento Probatório.
Vitor de Paula Ramos falou sobre simulações em 3D e processo: entre realidade e ficção. “As provas têm pluralidade de sentidos, para isso exige interpretação. Meu objetivo aqui é mostrar como essas informações, contidas nas simulações 3D, devem ser amparadas por dados. Devemos fazer os seguintes questionamentos: qual é o propósito?; É semelhante a que?; O que está debaixo da animação? Temos corroboração e dados suficientes? Tem impacto persuasivo? ”, ressaltou.
A palestra de Silvia Rodrigues Pachikoski teve como tema provas na Arbitragem e uso da tecnologia. “Com o constante avanço da tecnologia novas ferramentas surgem praticamente todos os dias, como profissionais nós temos a necessidade de adaptação a essas ferramentas tecnológicas, claro que com a preocupação dos deveres éticos e também fazendo as devidas conferencias em relação a utilização da Inteligência Artificial e demais ferramentas disponíveis”, analisou.
O evento segue acontecendo com diversos debates sobre temas essenciais para a atuação dos profissionais do Direito. A cobertura completa de cada painel pode ser acompanhada pelas Redes Sociais da AASP e na Landing Page oficial do evento: encontroanual.aasp.org.br/cobertura/
A AASP: Fundada há 81 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (aproximadamente 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.