Nesta terça-feira (1º), a partir das 18h30, o Espaço Cultural STJ inaugura a exposição Entre Arquitetura e Paisagismo: Lembranças Afetivas de Nossa Existência Cultural, do artista Ramón Maldonado Díaz. A abertura da mostra acontecerá na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no mezanino do Edifício dos Plenários (segundo andar).
A exposição, que traz uma homenagem à cidade de Brasília pelos seus 65 anos de fundação, ficará aberta para visitação até o dia 7 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Maldonado Díaz já levou suas obras pessoalmente a mais de 20 países e foi premiado na Itália, na Espanha, na Venezuela e no Brasil.
Sobre o artista
Nascido na Venezuela, Maldonado Díaz fez sua primeira exposição em 1972, na cidade de Valera, ocasião em que trocou 33 obras por bens e serviços. Sua carreira ganhou impulso quando se mudou para Brasília em 1985, onde, com o apoio do embaixador Fernando Gerbasi, realizou uma grande exposição na Embaixada da Venezuela, abrindo portas no mercado de artes da capital federal.
Em 1990, expondo no Espaço Cultural Célia Câmara, recebeu o convite para expor na galeria Cândido Portinari da Embaixada do Brasil, no Palácio Pamphili na Piazza Navona, em Roma. Além de vender a totalidade das obras, participou de uma bienal de arte que lhe permitiu ganhar o "Troféu Medusa Áurea" na Academia Internacional de Arte Moderna de Roma, em 1991.
Para mais informações sobre a exposição, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (61) 3319-6212 / 6764 ou pelo email [email protected].