Espaço Cultural inaugura exposição que revela o cotidiano de Brasília e detalhes de suas paisagens

  • Categoria do post:STJ

O Espaço Cultural STJ inaugurou, nesta quarta-feira (5), a exposição Brasília Além dos Palácios, de autoria do artista visual Jeff Duprado. Goiano radicado na capital federal há 18 anos, ele apresenta ao público uma série de pinturas desenvolvidas a partir de um olhar incomum sobre cenários marcantes e ângulos pouco explorados de localidades que fazem parte da identidade brasiliense.

Ao longo da mostra, o visitante poderá apreciar uma abordagem delicada de paisagens urbanas, como as famosas tesourinhas, os cobogós das quadras residenciais, as avenidas que cortam a cidade e a travessia subterrânea da rodoviária – conhecida como "Buraco do Tatu".

De acordo com o artista, a ideia central de sua obra é mostrar uma imagem de Brasília diferente daquela associada aos grandes monumentos arquitetônicos e que frequentemente é registrada em fotografias, ilustrações e artesanatos.

"Eu pinto Brasília com a visão de quem está caminhando por vários lugares, trazendo sempre alguma reflexão ou brincadeira, como se vê nos títulos das obras. Uma delas se chama ‘Quem nunca esteve lá’, que retrata o olhar de quem trabalha nas ruas, como um jardineiro ou um guardador de carros. Ele observa à distância os prédios oficiais, mas talvez nunca tenha a oportunidade de entrar neles", detalhou o artista.

Tintas produzidas com matéria-prima coletada no entorno de Brasília

Uma peculiaridade da arte de Jeff Duprado é que Brasília não é apenas a inspiração das paisagens retratadas. Ela é também a matéria-prima para produzir cada obra. Isso ocorre porque as tintas que ele utiliza para desenvolver as técnicas de aquarela sobre papel e óleo sobre tela são feitas manualmente com terra, plantas e outros elementos naturais colhidos do solo da capital. Na definição do artista, a experiência promove uma espécie de "simbiose entre arte e localidade", em que a pintura se torna uma extensão palpável da cidade.

"Eu brinco que estou fazendo o caminho dos construtores de Brasília. Em São Sebastião, por exemplo, tinha as olarias onde eram fabricados os tijolos usados nos prédios da capital. No meu caso, eu ando pelos arredores de Brasília coletando material para pintar o Plano Piloto", revelou Jeff Duprado.

Exposição pode ser vista até o dia 3 de julho

A exposição Brasília Além dos Palácios pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, até 3 de julho. O Espaço Cultural STJ está localizado na sede do tribunal, no mezanino do Edifício dos Plenários.

Mais informações podem ser obtidas na Assessoria de Cerimonial e Eventos, nos telefones (61) 3319-6212/6764.

Compartilhe