Pesquisadoras do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (Cepi) da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV) em São Paulo têm investigado, ao longo dos últimos anos, as transformações na Advocacia e as futuras profissões jurídicas baseadas na relação com as tecnologias, principalmente aquelas que foram criadas há menos tempo.
Dentro desse cenário, estão as Operações Legais, popularmente conhecidas como Legal Operations ou Legal Ops, tema central desse debate.
De modo geral, esse novo campo de atuação envolve um conjunto de processos, atividades e pessoas focadas em desenvolver estratégias inovadoras e em trazer mais eficiência para os serviços e para os procedimentos dentro das organizações jurídicas. É uma prática bastante presente internacionalmente que está ganhando cada vez mais força no Brasil e, por esse motivo, ainda tem definições variadas junto ao desafio de se encontrar um conceito oficial que contemple a sua variedade de possibilidades.
Nesse novo episódio do AASP Talks, as especialistas responsáveis por essa grande e importante pesquisa, Ana Camelo e Olívia Pasqualeto, desmistificaram algumas dessas questões sob a mediação dos Diretores da AASP Antonio Carlos de Oliveira Freitas e Rogério Tucci.
O novo episódio está imperdível! Clique aqui e confira.
E não perca: toda quarta-feira, às 18h, um novo bate-papo será disponibilizado no canal da AASP no YouTube e também no Spotify. Sintonize e esteja a par dos assuntos mais atuais do universo advocatício.
AASP: presente em todo o Brasil.
A AASP: Fundada há 81 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (aproximadamente 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.