Marco Aurélio Bellizze estreia na Segunda Turma

  • Categoria do post:STJ

O ministro Marco Aurélio Bellizze participou, nesta terça-feira (26), de sua primeira sessão como membro da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Bellizze passa a integrar os colegiados de direito público do tribunal – a Segunda Turma e a Primeira Seção – após atuar na Terceira Turma e na Segunda Seção (especializadas em direito privado) por mais de dez anos.

Ao dar as boas-vindas ao novo integrante do colegiado, o ministro Francisco Falcão relembrou sua trajetória no STJ e como magistrado estadual e procurador do Rio de Janeiro.

Bellizze agradeceu pela recepção e comentou que, nos colegiados da Primeira Seção, "o interesse público está refletido em cada um dos processos". Ele classificou como desafiadora a experiência em mais uma seção do STJ: além da Segunda Seção, o ministro também já integrou a Terceira Seção, especializada em direito penal.

Um magistrado experiente em todas as áreas do direito

Em sua última sessão na Terceira Turma, no dia 12 de novembro, Bellizze foi homenageado pelos colegas. O presidente da turma, ministro Humberto Martins, definiu-o como "um magistrado completo, percorrendo com sabedoria, sensibilidade e prudência todas as áreas do direito".

O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva se referiu a Bellizze como "o magistrado dos magistrados", ao comentar que ele costuma ser procurado por outros julgadores quando estão em dúvida sobre determinado caso.

As homenagens se repetiram na última participação de Bellizze na Segunda Seção, em 13 de novembro. Para o ministro Marco Buzzi – que presidiu a sessão –, a transferência do colega para a Primeira Seção fortalecerá ainda mais sua trajetória profissional. "Vossa Excelência é um exemplo de magistrado, de pessoa pública e, principalmente, de ser humano. Desejo todo sucesso na nova fase que se inicia", afirmou.

Bellizze agradeceu e elogiou cada membro do colegiado. "Nesta seção, tive uma passagem ótima. Cada convívio é um aprendizado, e vou sair daqui com um pedacinho de cada um de vocês. O Marco Bellizze é a soma, hoje, do que eu tinha e do que vou levar daqui", disse o ministro, que fará a sua estreia na Primeira Seção nesta quarta-feira (27). 

Compartilhe