Após a despedida do ministro Mauro Campbell Marques da Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o colegiado deu as boas-vindas à sua nova integrante, ministra Maria Thereza de Assis Moura. A magistrada, que faz parte da Corte Especial, passa a ocupar a Segunda Turma e a Primeira Seção, órgãos de direito público, após presidir o STJ entre 2022 e 2024.
Para o ministro Francisco Falcão, o colegiado ganhou uma destacada professora e doutora, cuja longa atuação na advocacia, antes de chegar à corte, foi marcada pela visão humana do direito criminal. "Uma magistrada de inteligência excepcional aliada à seriedade e ao rigor técnico", descreveu.
Falcão lembrou que a ministra já integrou a Sexta Turma e a Terceira Seção, colegiados de direito penal, bem como foi corregedora nacional de Justiça, vice-presidente e presidente do STJ no último biênio. "Trabalhadora incansável, agora passará a emprestar o seu brilho à Segunda Turma, a esta Primeira Seção e à Corte Especial", declarou.
A ministra Maria Thereza falou sobre sua felicidade de retornar à jurisdição depois de fazer o trajeto que agora o ministro Mauro Campbell Marques inicia. Segundo ela, integrar o colegiado de direito público é um novo desafio na carreira. "Eu venho para somar, aprender e compartilhar experiências", afirmou.
Para a presidente do colegiado, ministra Regina Helena Costa, a nova integrante vai trazer uma grande contribuição aos julgamentos. Ela disse que a Primeira Seção é conhecida por discutir profundamente os temas que lhe são submetidos, e a presença de Maria Thereza "só vai engrandecer e ampliar essa dialética".