O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves tomará posse no cargo de diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) nesta quarta-feira (4), às 10h. A gestão 2024-2026 terá como vice-presidente a ministra Isabel Gallotti.
O evento vai acontecer no salão nobre do tribunal e contará com a presença do presidente da corte e coordenador-geral do Programa de Pós-Graduação do Mestrado da Enfam, Herman Benjamim, além de outras autoridades.
Benedito Gonçalves sucederá o ministro Mauro Campbell Marques, que assumiu o cargo de corregedor nacional de Justiça no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Biografia do novo diretor-geral
Formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em direito processual civil pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em direito pela Universidade Estácio de Sá, o ministro Benedito Gonçalves iniciou a carreira na magistratura como juiz federal em Santa Maria (RS). Posteriormente, voltou ao Rio de Janeiro, onde se tornou desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), cargo que exerceu até a sua nomeação para o STJ, em 2008.
Único ministro negro do Tribunal da Cidadania, Benedito Gonçalves integra a Corte Especial, a Primeira Seção e a Primeira Turma – as duas últimas, especializadas em direito público. É membro da Comissão de Jurisprudência e do Conselho de Administração. No biênio 2015-2017, atuou no Conselho da Justiça Federal (CJF) e foi membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2019 e 2023, onde também exerceu a função de corregedor-geral da Justiça Eleitoral.
Com informações da Enfam.