Especialistas compartilham insights sobre o crescimento na era digital e os desafios do mercado de trabalho para a nova geração de Advogadas e Advogados.
O painel focado na Jovem Advocacia do Mês da Mulher AASP, realizado em 18/3, foi um evento marcante que reuniu grandes especialistas para discutir temas cruciais para o desenvolvimento da nova geração de Advogadas e Advogados. Sob a mediação da Conselheira da AASP Camila Vargas do Amaral, as especialistas Bruna Hanthorne, Fernanda Valério e Lívia Madeira compartilharam suas experiências e conhecimentos, oferecendo valiosas dicas e insights para os jovens profissionais do Direito.
Bruna Hanthorne abriu o painel com uma discussão sobre a importância da negociação na Advocacia moderna, destacando que: “Em um mercado cada vez mais competitivo, dominar as técnicas de negociação pode ser um diferencial crucial para o sucesso profissional”. Hanthorne também ressaltou a importância de fatores como vestimenta, ambiente, disposição dos materiais no ambiente e até mesmo o horário na influência do resultado de uma negociação. Além disso, ela observou que muitos escritórios estão se especializando nessa área, reconhecendo o crescente interesse e as novas demandas do público e do mercado de trabalho.
Dando continuidade ao debate, Lívia Madeira trouxe à tona a importância da oratória e do comportamento para o sucesso na Advocacia, especialmente para os jovens profissionais. Ela enfatizou a necessidade de escolher um nicho e “respirar a atmosfera” desse ambiente, observando comportamentos e situações cotidianas para se adaptar e prosperar.
Madeira também compartilhou sua experiência pessoal, destacando os desafios enfrentados por mulheres na Advocacia, especialmente em áreas como o Direito Penal, nas quais o preconceito ainda é presente. Ela encorajou as jovens Advogadas a persistirem em seus objetivos e concluiu: “Aprofundem-se em seus conhecimentos na área escolhida e dominem a linguagem específica desse campo”.
Em seguida, Fernanda Valério abordou a crescente relevância da Advocacia previdenciária, destacando que: “Grande parte dos profissionais que atuam nesse setor são mulheres, muito pelo olhar mais humano no processo”. Ela ressaltou que essa área vem crescendo devido ao envelhecimento da população e à diminuição do número de filhos por família, tornando-se um campo de grande interesse para a Jovem Advocacia.
Valério também alertou sobre a importância de observar os níveis sociais dos clientes e oferecer segurança e compreensão em seus momentos de vulnerabilidade, mesmo que a estrutura inicial da carreira seja limitada.
Camila Vargas complementou a discussão afirmando que a Jovem Advocacia é um tema prioritário no Direito, especialmente com o desenvolvimento de diversas áreas e a crescente importância das questões sociais.
A AASP: Fundada há 82 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (mais de 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.