Participação feminina é a marca do XI Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Judiciário

  • Categoria do post:STJ

O canal do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no YouTube começou a transmitir, na manhã desta quinta-feira (13), o XI Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário 2024 (XI SPES). O evento de dois dias acontece de forma totalmente online e tem como diferencial, nesta edição, o fato de todos os painéis e quadros complementares serem conduzidos por mulheres. A paridade racial também foi observada na composição do evento.

Clique na imagem para assistir ao vivo:

\r\n  

\r\n

Organizado desde 2014 pela Assessoria de Gestão Sustentável do STJ, em celebração da Semana do Meio Ambiente, o seminário busca promover a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na administração pública.

XI SPES comprometido com a inclusão

Ao saudar os participantes do XI SPES, a presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministra Maria Thereza de Assis Moura, ressaltou que o tribunal foi o primeiro órgão do Judiciário a criar uma unidade de sustentabilidade em sua estrutura organizacional e, hoje, é considerado referência na promoção da sustentabilidade multidimensional, envolvendo questões culturais e sociais.

Segundo a presidente, o SPES é um reflexo da mudança de paradigmas na forma como as questões ambientais são enfrentadas: de uma visão restrita ao meio ambiente físico para uma perspectiva sistêmica. Para a ministra, as instituições têm o potencial de ser uma força catalisadora do processo de mudança para uma sociedade mais responsável do ponto de vista social e ambiental.

Maria Thereza de Assis Moura também destacou a presença feminina na programação do seminário, "refletindo o compromisso com a inclusão, a diversidade e a construção de uma sociedade repleta de oportunidade para todas as pessoas".

Desenvolvimento sustentável e o papel do Estado

A palestra de abertura, intitulada "Democracia e desenvolvimento: resgatando o papel do Estado", ficou a cargo da ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Ela ressaltou o papel do Poder Judiciário na defesa da democracia brasileira e enalteceu a iniciativa do XI SPES ao reconhecer e valorizar o saber das mulheres na programação do evento, "sobretudo das mulheres negras e indígenas, que historicamente tiveram negado o reconhecimento de sua intelectualidade".

Para a ministra Dweck, o Estado tem um papel basilar na promoção do crescimento econômico equilibrado a longo prazo e, ao mesmo tempo, ambiental e socialmente sustentável. Ao citar as iniciativas adotadas pela pasta em benefício do desenvolvimento sustentável, Esther Dweck defendeu que as ações busquem o caminho da equidade.

"O bem-estar humano, o respeito e o cuidado com todas as formas de vida devem estar no centro das políticas de desenvolvimento", declarou.

A ministra também prestou uma homenagem à economista Maria da Conceição Tavares, que faleceu no último sábado.

Evento foi ampliado para toda a administração pública

Ao fim da solenidade virtual de abertura, a assessora-chefe de Gestão Sustentável do STJ, Ketlin Feitosa, disse que o SPES se desenvolveu no sentido de acolher, em sua 11ª edição, não apenas os órgãos do Poder Judiciário, mas de toda a administração pública, das esferas municipal, estadual e federal.

"Nosso papel é trazer o gestor público para o cenário da inovação, para a economia do recurso público e para a construção de um processo de trabalho inovador", afirmou.

A programação do XI SPES segue na tarde desta quinta-feira (13) e pode ser acompanhada ao vivo pelo canal do STJ no YouTube.

Confira a programação completa do evento

Compartilhe