Eduardo Foz Mange fala sobre os 80 anos de fundação da Associação e os desafios para o futuro.
Em entrevista ao JurisCast, o Presidente da Associação de Advogados de São Paulo (AASP), Eduardo Foz Mange, falou sobre a história da instituição ao longo desses 80 anos e os próximos passos. Criada para facilitar o exercício da profissão, a AASP carrega em seu DNA o espírito inovador. Prova disso é o projeto para integração entre jurisprudência e o sistema de intimações, que será lançado ainda este ano. “Sabemos que a pesquisa jurisprudencial é uma atividade que demanda tempo, por isso estamos desenvolvendo esse projeto, por meio do uso de inteligência artificial”, afirma.
Além do sistema de intimações – pioneiro no país –, a Associação oferece mais de 60 serviços à advocacia. Entre eles, o Presidente destaca a emissão gratuita de certificado digital para associadas e associados; o assinador digital; o e-mail com serviço de videoconferência já integrado; a biblioteca digital com mais de 4 mil obras; e o gerenciador de processos.
Pensando no papel social desempenhado pela Associação, Mange assegura que a modernização da AASP não se restringe à tecnologia. “Queremos avançar nas pautas sociais, de igualdade de gênero e raciais, e nas questões de governança”. Pela primeira vez, a AASP tem uma diretoria composta, majoritariamente, de mulheres. “Essa é uma conquista muito importante que pretendemos manter”, ressalta. Por meio de alteração do Estatuto, tornando obrigatória a inscrição de pessoas negras em todas as chapas que concorrerem à eleição do Conselho, a partir de 2025, a Associação também busca a igualdade racial.
Durante a conversa, o Presidente destacou a importância do trabalho de digitalização dos autos físicos desempenhado pela Associação. “É um serviço muito importante, não só para advogadas e advogados, mas também para a população, pois o processo digital tramita de forma muito mais rápida do que os processos físicos”. O serviço de digitalização – gratuito para associadas e associados – é prestado nas Unidades Centro, Jardim Paulista e Brasília, nos legal coworkings de Campinas e Ribeirão Preto, e nas três Unidades Móveis que percorrem todo o Estado de São Paulo.
Sobre as comemorações dos 80 anos da AASP, Eduardo Mange divulgou os eventos que acontecerão ao longo de todo o ano, além daqueles já consagrados no calendário da Associação – como o Mês da Mulher, Simpósio e Encontro. “Hoje, com todas as facilidades, a gente percebe que a advocacia tem se encontrado cada vez menos. Esses eventos são importantes para promover o nosso reencontro”, afirma.
Respeitando os direitos autorais, não reproduziremos a entrevista na íntegra, mas você pode acessá-la clicando aqui.