O desembargador convocado João Batista Moreira participou, nesta terça-feira (7), de sua primeira sessão na Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O magistrado vai ocupar provisoriamente a vaga do ministro aposentado Jorge Mussi, que deixou a corte em dezembro.
Ao saudar o novo colega, o presidente do colegiado, ministro Joel Ilan Paciornik, destacou o seu currículo acadêmico e profissional, lembrando que ele já atuou como delegado da Polícia Federal, procurador da República e juiz, antes de chegar a desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
Os demais ministros e o subprocurador-geral da República Francisco de Assis Vieira Sanseverino, que acompanhava a sessão, associaram-se às boas-vindas e desejaram sucesso ao desembargador convocado em sua atuação no STJ.
João Batista Moreira afirmou que servir ao tribunal será um desafio e uma grande responsabilidade, especialmente por substituir o ministro Mussi.
"O que me deixa confortável é o fato de encontrar uma estrada pavimentada pela jurisprudência e uma eficiente equipe de servidores, além de todo o suporte administrativo da presidência do tribunal", comentou.
Desembargador convocado atua no TRF1 desde 2001
Natural de Patos de Minas (MG), João Batista Moreira se formou em direito pela Universidade Federal do Pará. É mestre e doutor em direito administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tornou-se juiz federal em 1987, com atuação nas seções judiciárias do Acre, Goiás, Amazonas, Piauí e Tocantins. Em 2001, foi promovido para o TRF1.