O episódio desta semana do podcast STJ No Seu Dia já está no ar, trazendo uma conversa com o redator do portal de notícias do Superior Tribunal de Justiça Rodrigo Lopes sobre a série de reportagens especiais produzida para comemorar os 35 anos da Constituição Federal e do tribunal.
Rodrigo lembra que o STJ é conhecido como Tribunal da Cidadania porque foi criado pela Constituição Cidadã, como é chamada a Carta de 1988. "A inquietude, digamos, que fez nascer essa série especial foi a seguinte: será que o nome Tribunal da Cidadania é mero apelido ou o STJ realmente tem um papel na efetivação da cidadania? E o que a gente foi descobrindo é que as decisões do STJ, nesses últimos 35 anos, realmente tiveram um papel fundamental para o exercício da cidadania", afirmou.
Segundo o redator, outra motivação para a reportagem foi o conceito de cidadania, palavra muito utilizada, mas pouco compreendida de maneira plena: "A cidadania é o que se chama de direito a ter direitos. Foi essa palavra de vários significados, vários sentidos, todos eles conectados de alguma forma, que motivou o nome da série, Faces da Cidadania".
No bate-papo com os jornalistas Fátima Uchôa e Thiago Gomide, o redator detalha os bastidores da reportagem, fala sobre tratados internacionais ligados a direitos humanos e a atuação do STJ, além de narrar depoimentos de pessoas com quem conversou para a produção da matéria de abertura da série.
STJ No Seu Dia
O podcast traz, semanalmente, um bate-papo com o redator de uma reportagem especial publicada no site do STJ. As matérias saem todo domingo, abordando questões institucionais ou jurisprudenciais.
Produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do tribunal, STJ No Seu Dia é veiculado às sextas-feiras, das 14h30 às 14h45, na Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília). Também está disponível no Spotify e nas principais plataformas de áudio.