STJ sedia 12º Fórum Brasileiro da Atividade de Auditoria Interna Governamental nos dias 6 e 7 de junho

  • Categoria do post:STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai sediar, nos dias 6 e 7 de junho, o 12º Fórum Brasileiro da Atividade de Auditoria Interna Governamental. O evento acontecerá no auditório externo do tribunal e será transmitido ao vivo pelo YouTube.

O encontro é dirigido aos auditores internos de órgãos e entidades da União, mas todos os interessados podem participar. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas por meio de formulário eletrônico (menos para os servidores do STJ, que devem se inscrever pelo Portal do Servidor, na intranet). Haverá entrega de certificados aos participantes que registrarem presença.

O fórum, iniciativa bienal do Conselho de Dirigentes de Órgãos de Controle Interno da União (Dicon), tem o objetivo de promover a integração e o intercâmbio de conhecimentos das áreas de auditoria interna dos órgãos integrantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em âmbito federal.

Dois dias de palestras e debates

Na manhã do dia 6, às 9h30, a abertura do evento contará com a presença da presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura; do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas; do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho; do secretário de auditoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Paulo Cesar Villela Souto Lopes Rodrigues; e do presidente do Dicon, Antônio Claudio.

A primeira palestra, às 10h10, terá o tema "Auditoria Financeira e o Processo de Contas: diagnóstico, perspectiva e desafios futuros". Em seguida, às 11h, acontecerá a mesa de debates "TCU: perguntas e respostas sobre a auditoria financeira e o processo de contas". 

No período da tarde, o evento retorna às 14h, com a mesa de debates "Auditoria Financeira em Ação: desafios, estratégias e perspectiva da auditoria financeira". Às 15h, a discussão será sobre "Mapeamento do processo da auditoria integrada financeira e de conformidade, decorrente da IN TCU 84/2020". Às 15h30, haverá uma palestra sobre gestão de riscos do processo de certificação de contas.

Após um intervalo, às 16h30, será apresentado o "Projeto Audita.AI: tecnologia inteligente para auditoria". A palestra das 17h abordará "Auditoria financeira muito além das demonstrações contábeis". O dia será finalizado por outros dois painéis: "Padronização de papéis de trabalho de auditoria financeira no âmbito da Justiça Federal" e "Desenvolvimento e implementação de trilhas de auditoria para certificação de contas contábeis". 

No dia 7, a programação começa às 9h, com a palestra "Implementando IA-CM no Brasil: desafios, potencialidades e estratégias". Às 10h20, será mostrado ao público um estudo de caso sobre a experiência da CGU na implantação do IA-CM. A palestra seguinte discutirá "Como estabelecer a estratégia da auditoria por meio de um plano estratégico". A programação da manhã termina com mais um estudo de caso, às 11h30, sobre "A experiência da Justiça do Trabalho no desenvolvimento do programa de qualidade".

A palestra "Inteligência artificial e o futuro da auditoria" abrirá o período da tarde, às 14h, seguida pela mesa de debates "IA na Prática: como utilizar ferramentas de inteligência artificial no dia a dia da auditoria", às 14h50. A última palestra do evento, às 16h20, será sobre "Novas Normas Globais de Auditoria Interna: o que muda para as instituições públicas?"

Compartilhe