O Espaço Cultural STJ sedia, na terça-feira (21), das 18h30 às 21h, o lançamento do livro Política de Defesa da Concorrência – Dos Fundamentos Teóricos à Implementação, de autoria de Vinícius Marques de Carvalho. O evento ocorrerá na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no mezanino do Edifício dos Plenários.
O livro prefaciado pelo ministro Ricardo Villas Bôas Cueva explora a evolução da política de defesa da concorrência, desde seus primórdios até a cristalização da hegemonia da Escola de Chicago, que acabou por transformar a política antitruste em um "jogo de contas de vidro", marcado por uma agenda tecnocrática, em prejuízo do combate aos monopólios e ao abuso do poder econômico, que é indissociável do movimento que levou à criação do antitruste.
Vinícius de Carvalho destaca, com fundamentação em sua formação acadêmica e experiência profissional, como a política de defesa da concorrência no Brasil, a partir da década de 1990, se desenvolveu segundo uma coalizão insólita: a burocracia estatal brasileira; a reunião de autoridades antitruste ao redor do mundo, representada fundamentalmente pela International Competition Network (ICN) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); e o grupo de profissionais dedicados à área, congregados no Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC).
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o evento devem se credenciar previamente, enviando nome, CPF e identificação do veículo para [email protected].
Informações adicionais sobre o lançamento podem ser obtidas na Secretaria de Documentação do STJ, nos telefones (61) 3319-8521 / 8169 / 8460.