O Núcleo que passa a tratar das execuções fiscais estaduais do interior e litoral iniciou suas atividades em 5/8.
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a Portaria Conjunta nº 10.463/2024, que instala o Núcleo Especializado de Justiça 4.0 – Execuções Fiscais Estaduais do Interior e Litoral, com funcionamento desde 5 de agosto.
A unidade é competente para processar e julgar as execuções fiscais estaduais, com jurisdição sobre as Comarcas do Interior e do Litoral do Estado de São Paulo, a partir da sua implantação, excluída a Capital.
Será recepcionada pelo Núcleo a redistribuição de processos digitais de execução fiscal estadual em andamento, indicados pela Procuradoria Geral do Estado, com valor da causa igual ou superior a 200 mil Ufesps ou que tenham interesse relevante justificado pela Fazenda Pública.
Processará também o expediente digital para tratamento em lote de execuções fiscais, físicas ou digitais, relacionadas ao acordo interinstitucional entre o TJSP e as Fazendas Públicas.
Ainda de acordo com o Comunicado Conjunto nº 498/2024, também publicado pelo TJSP, no cadastro das ações deverá ser indicado, no sistema de peticionamento eletrônico, o foro “Núcleo 4.0 Execuções Fiscais Estaduais” e a competência “Execução Fiscal Estadual”.
Para a competência Execução Fiscal Estadual a distribuição será automática. No sistema de peticionamento eletrônico inicial serão disponibilizados os seguintes campos obrigatórios: tipo de distribuição (sorteio e dependência), processo referência (dependência) e fundamento legal. Em se tratando de tipo de distribuição por “dependência” será obrigatória a indicação do processo referência da dependência, devendo constar na petição inicial requerimento nesse sentido com expressa indicação do processo que em tese a justifica.
A Secretaria de Primeira Instância deverá apresentar, trimestralmente, pelo primeiro ano de funcionamento, relatório acerca de distribuição e produtividade do “Núcleo Especializado de Justiça 4.0 – Execuções Fiscais Estaduais do Interior e Litoral”, dando ciência à Presidência e à Corregedoria Geral da Justiça.
Para atuação no Núcleo Especializado de Justiça 4.0 – Execuções Fiscais Estaduais Interior e Litoral, foram nomeados os Magistrados Dr. Alexandre Munõz (Juiz Coordenador), Dra. Ruslaine Romano e Dr. Jamil Nakad Junior.
Para mais informações, acesse: https://www.tjsp.jus.br/NucleoJustica4
AASP: Fundada há 81 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (aproximadamente 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.