O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realiza, na próxima sexta-feira (20), mais um encontro do Círculo de Acolhimento Parental: Como Criar Filhos Anticapacitistas. O evento aberto ao público, que acontece das 15h às 17h pela plataforma Zoom, é uma oportunidade de reflexão e aprendizado sobre práticas inclusivas na educação de crianças.
O encontro será mediado por Rebeca Rios, coordenadora pedagógica do Berçário do STJ e membro da Comissão da Primeira Infância do tribunal, que promove o evento em parceria com o Centro de Formação e Gestão Judiciária (Cefor).
As palestrantes convidadas são Isabelle Andrade, psicóloga e especialista em direito com certificação em educação parental e atuação no apoio à quebra de ciclos de violência na criação dos filhos, e Natália de Souza Zufelato, médica endocrinologista especialista em medicina do estilo de vida.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site EducaEnfam, onde também serão disponibilizados os certificados.
Conscientização e mobilização pela inclusão social das pessoas com deficiência
O encontro, alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, convida pais e responsáveis a refletirem sobre formas de criação de filhos que valorizem a inclusão e a equidade.
A data é um marco importante na mobilização pela inclusão social das pessoas com deficiência, reforçando a importância da conscientização e da luta contra o capacitismo – nome dado à discriminação e ao preconceito contra pessoas com deficiência.
Iniciado em 2021, o projeto Círculo de Acolhimento Parental busca aproximar pais e mães do conhecimento científico sobre o desenvolvimento da primeira infância e práticas respeitosas e não violentas de parentalidade.
Todas as palestras do Círculo de Acolhimento Parental estão disponíveis no YouTube, em uma playlist aberta ao público. Para acessá-la, clique aqui.